A sabedoria popular esperança os insistentes com o dito : "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Pobre de mim. Com a infância ambientada num mundo folclórico, onde o cientificismo é mito e o popular é lei, cedo aprendi a acreditar nessa baboseira.
.
Com o passar do tempo as coisas começaram a mudar. Nas aulas de geografia física do ensino médio, mineralogia, aprendi que o diamante é a pedra de maior dureza e, nem munindo-me da mais "dura" água, seria possível furar o mais "mole" diamante, por exemplo. Foi por essas aulas que aprendi também que a pedra brita da construção civil tem remota origem no magma. Interessante, não?
.
Independentemente da procedência - que fosse com as científicas aulas de geografia, ou com a vaga sabedoria popular - queria ter aprendido um tanto mais. Todo o conhecimento que acumulara entre a escola e as conversas com a vovó não puderam me alertar a tempo sobre a dureza da pedra Britto, e como no fim de toda história infantil há algo a ser aprendido, essa não poderia ser diferente. Moral da história:
Água mole em Britto dura, tanto bate e nunca fura.
Alguém aí aceita um convite no orkut?